Fórum de Secretários de Trabalho propõe a criação de banco de vagas e consórcio da Baixada Fluminense

 O 14º Fórum de Secretários de Trabalho da Baixada Fluminense foi realizado nesta sexta-feira (17/03) em Belford Roxo. O evento contou com representantes de diversos municípios e debateu diversos temas como: implantação da Casa do Trabalhador em diversos municípios; a transformação do Fórum Municipal em estadual; e implementar projetos de capacitação e qualificação.         Durante o Fórum, o secretário de Trabalho e Renda de São João de Meriti, Jamil Malafaia, propôs a criação do Consórcio de Trabalho da Baixada Fluminense e do Banco de Vagas da Baixada Fluminense.

            O secretário de Trabalho, Renda e Economia Solidária, Sérgio Lins destacou a importância do Fórum e o debate de temas importantes. “Essa união é fundamental para avançarmos em diversas áreas e conseguirmos aumentar a qualificação e capacitação das pessoas que querem entrar no mercado de trabalho ou se reinserir”, concluiu. A secretária municipal de Indústria e Comércio, Enira Ranúzia, e o vereador Amigo Binho também participaram do evento.

            O presidente do Fórum e secretário de Trabalho de Nilópolis, Eduardo Amorim, frisou que outra proposta do Fórum é avançar com o Projeto Qualifica RJ. ” Essa iniciativa é importante para qualificar e capacitar as pessoas. Cada município verá as necessidades para o mercado de trabalho e implementará os cursos de acordo com a demanda”, explicou.

            Em seu discurso, o subsecretário de Estado de Trabalho e Renda, Paulo Teixeira, enfatizou a necessidade de os municípios firmarem parceria de ajuda mútua. Ele citou como exemplo o fato de Japeri ter 80% das vagas de trabalho direcionadas a moradores de outros municípios porque falta mão de obra local qualificada e capacitada. “O Fórum faz a integração dos municípios. Precisamos nos unir para diminuirmos o desemprego no Estado do Rio. Essa questão passa pela qualificação, pois às vezes tem a vaga, mas não há profissionais capacitados para a função”, argumentou Paulo Teixeira, destacando que a primeira Casa do Trabalhador da Baixada Fluminense e municípios vizinhos foi inaugurada em Seropédica.

Veja também

O Instituto estrela azul, representado pelo seu diretor executivo Tony Lunz e a coordenadora da cozinha solidária “Estrela da Cozinha”, Marineide Camargo estiveram presentes na 1ª Cúpula social do G20.

O Instituto estrela azul, representado pelo seu diretor executivo Tony Lunz e a coordenadora da …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Texto alternativo da imagem