Coluna – Psicologia

JOÃO ANASTÁCIO RUFINO

PSICÓLOGO CLÍNICO

Crp: 05/56453

“Não desista do amor , não desista de amar “

anodajuventude@hotmail.com

“GOTAS   DE   REFLEXÃO”

O desafio de manter a identidade em tempo de mudanças

João Anastácio Rufino

                Esta seção tem como objetivo lançar reflexões pertinentes em torno da pessoa, com temas relevantes que busque ajudar cada pessoa a refletir, redimensionar na vida e sobretudo no autoconhecimento que leve a busca da felicidade e ao mesmo tempo experimentar no cotidiano o gosto pela vida, por si mesmo e de conviver com o outro.

                Nestes últimos tempos estamos vivemos um turbilhão de sentimentos e questionamentos. A experiência da pandemia e pós pandemia despertou em muitos a questão da ansiedade, o aumento de caso depressão na sociedade, que a partir de uma avaliação diagnóstica se pode correlacionar ou não com o momento pandêmico. Neste período de eleições vivenciamos de forma contundente, por meio das mídias sociais e das relações interpessoais, em diversos sujeitos, o sentimento de ódio latente, o espírito da vingança, as divisões nos seios da família por causa da política; em alguns casos uma fúria violenta muitas vezes supostamente legitimada gerando um caos e por outro lado se percebe uma necessidade de se agarrar a um líder, acreditando que seja o único salvador para os problemas de ordem econômica, social e política.

Neste processo o que percebemos é que em alguns sujeitos estes sentimentos e postura acabam sendo inseridos dentro da sua identidade. Apesar dos desafios, vivemos sintomas de uma sociedade que reflete estar “doente”, que se manifesta no dia a dia por uma vivência de forma compulsiva e desenfreada, aparecendo nitidamente no uso compulsivo das mídias digitais, no corre-corre da vida, dando a impressão que o tempo não é suficiente para resolver as demandas que surgem do cotidiano.

                O desejo durante as nossas reflexões é lançar algumas gotas que possam suavizar a nossa vida, ao mesmo tempo nos impulsionando a colocar em prática o que temos de melhor, deixar brotar experiências que congreguem a relação com o outro, que crie uma relação que se torne símbolo de que é possível em meio ao mundo marcado por tantas mazelas, construir a fraternidade.

                Vamos juntos embarcar neste mundo em construção que é o ser humano, vamos nesta busca de construir a nossa identidade neste mundo em processo de mudança constante, aprendendo a ter uma relação harmoniosa entre o que eu sou e a minha história, entre o meu presente que é memória, percepção e expectativa. A grande aventura da vida é construir a nossa identidade de forma aberta, plural e aprendendo a acolher a diferença, a lidar com a alteridade e reconhecer que o outro tem mais a agregar no meu processo.

                Periodicamente estaremos escrevendo de forma breve e sintética alguns pontos que ajudam no conhecimento de si e gostaríamos que pudesse ser um bálsamo para sua vida e que fortalecesse diante dos desafios que você encontra em seus diversos ambientes seja na família, no trabalho e muitos que fazem parte da sua história, e sobretudo possa ajudar a compreender a si mesmo e aos que estão mais próximo de você. Bora começar? Até a próxima gotas de reflexão…

João Anastácio Rufino

CRP: 56453/05

Veja também

Funbel promove 3º Simpósio sobre acolhimento autista em Belford Roxo

A Fundação de Desenvolvimento Social de Belford Roxo (Funbel) promoveu na quinta-feira (10) o 3º …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Texto alternativo da imagem