O prefeito de Belford Roxo, Márcio Canella, e o secretário de Estado de Polícia Militar e comandante geral da PM, coronel Marcelo Menezes, inauguraram nesta quarta-feira (09/04) a sede da 3ª Delegacia Judiciária de Polícia Militar (DPJM) no centro, na antiga garagem da Secretaria de Transportes. O órgão atuará com 50 policiais trabalhando 24 horas por dia em regime de escala. Uma das funções da DJPM é garantir a legalidade a legalidade e moralidade dos atos dos policiais militares.
Combate ao crime organizado
Em seu discurso, o prefeito Márcio Canella destacou que desde o seu primeiro mandato legislativo atua ao lado das forças de segurança. Canella destacou que durante a campanha para prefeito prometeu atuar com as polícias civil e militar para combater o crime organizado. “Que essa Delegacia Judiciária de Polícia Militar inspire outros municípios, pois a população precisa de segurança e recuperar o direito de ir e vir”, finalizou Canella, ao lado do chefe de gabinete Marcelo Canella e da vice-prefeita Mariana Malta.
Parceria com a Prefeitura
O secretário de Estado de Polícia Militar e comandante geral da PM, coronel Marcelo de Menezes, enfatizou que a construção da DJPM no município só foi possível graças à parceria com a Prefeitura. O militar lembrou que a segurança pública ganhou protagonismo na vida das pessoas. “Segurança pública se constrói com entendimento e união. O prefeito Márcio Canella tem esse entendimento e percebeu que segurança pública se faz com ações concretas. Estamos prontos para ajudar à população no que for necessário“, concluiu o coronel, ao lado do corregedor geral da Polícia Militar, coronel Ângelo Pereira.
Defesa da população
O tenente-coronel Rafael Pereira, que chefiará a DJPM, argumentou que a inauguração da unidade é um marco para Belford Roxo e para a Baixada Fluminense. “Nosso compromisso é defender a população e respeitar todos os direitos de quem busca justiça e igualdade “, arrematou Rafael.
O prefeito Márcio Canella foi agraciado com uma placa de agradecimento pelo secretário de Estado de Polícia Militar.
Funções da Delegacia de Polícia Judiciária Militar
As principais funções da 3ª DPJM são: apurar infrações penais e sua autoria; decidir recursos de atos punitivos; receber sugestões, reclamações e notícias de irregularidades; desenvolver atividades correcionais nas unidades policiais; fiscalizar e investigar as atividades desenvolvidas pelos agentes públicos; aplicar as sanções disciplinares cabíveis; promover ações preventivas contra infrações e assegurar o cumprimento das normas e legislações pertinentes.
Participaram também da inauguração secretários, vereadores e público em geral.