POLÍTICO DESTACOU O FOCO NO FORTALECIMENTO DAS VOCAÇÕES LOCAIS
#LSM – O prefeito de Maricá (RJ), Washington Quaquá (PT), assumiu nesta terça-feira, 25, em Brasília, a presidência da Associação Brasileira de Municípios (ABM), uma das entidades federativas mais tradicionais do Brasil, com 75 anos de atuação. Em seu discurso de posse, Quaquá reafirmou seu compromisso com a promoção das vocações de cada município e com o fortalecimento das políticas públicas voltadas para o desenvolvimento local.
“Cada município tem a sua vocação e o que precisamos agora é unir municípios e vocações. Como dizia Darcy Ribeiro, o Brasil é a província mais luminosa da terra e começa nas nossas cidades. Temos aqui um espaço enorme para debater e dialogar com todos para a construção de políticas públicas que façam a diferença na vida das pessoas”, declarou Quaquá, ressaltando a importância do debate descentralizado para o futuro das administrações municipais.
Ao passar a presidência da ABM para Quaquá, o prefeito de São Leopoldo (RS), Ivo Vanazzi, destacou a necessidade de apoio às cidades menores, apontando que há cerca de 4 mil municípios com menos de 30 mil habitantes. Segundo Vanazzi, essas cidades enfrentam desafios relacionados à burocracia e, para superá-los, precisam de mais suporte, uma causa que Quaquá se propôs a abraçar. “Precisamos trabalhar para que as pequenas cidades possam romper barreiras e se desenvolver de maneira mais eficiente”, afirmou o novo presidente da ABM.
O evento de posse, realizado na sede da ABM em Brasília, contou com a presença de diversas autoridades dos três níveis de governo, incluindo prefeitos, deputados federais, estaduais e vereadores de diversos estados, além de representantes do governo federal, como o vice-ministro da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Olavo Noleto, que representou a ministra Gleisi Hoffmann.