CAPS de Meriti visita o Palácio Quitandinha em Petrópolis

Os usuários do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) III Vonica de São João de Meriti participaram na sexta-feira (21-03) de um passeio especial ao Palácio Quitandinha (Centro Cultural Sesc Quitandinha), em Petrópolis, através do programa Me Leva RJ, uma iniciativa do Governo do Estado. A atividade proporcionou uma experiência enriquecedora e terapêutica aos participantes, que tiveram a oportunidade de conhecer um dos principais pontos históricos e culturais da Cidade Imperial.

Durante a visita guiada com a mediadora Samara Medeiros, os usuários percorreram os salões luxuosos do hotel-cassino, transformado em um espaço dedicado à cultura e à arte, mantendo viva a memória da cidade. Em cada ambiente, o grupo descobriu detalhes da história e apreciou a arquitetura grandiosa da estrutura. O passeio também contou com momentos de lazer e interação entre os participantes, reforçando o aspecto inclusivo e socializante da ação.

O programa Me Leva RJ tem como objetivo proporcionar acesso a experiências culturais e turísticas a diversos grupos sociais, promovendo a inclusão e a oportunidade de conhecer pontos turísticos gratuitamente. Além do Quitandinha, o programa também realiza passeios no Museu Imperial de Petrópolis, AquaRio, Cristo Redentor, Maracanã, BioParque, dentre outros.

A oficineira do CAPS III Vonica, Rafaela Gonçalves, destacou a importância da experiência para os usuários. “Essa atividade extramuros é uma das ações mais eficientes, pois vai além do tratamento convencional e contribui para a qualidade de vida de todos integrantes do grupo. Isso significa ocupar territórios, promover a vida comunitária e autonomia dos usuários”, pontuou Rafaela.

Uma das responsáveis pelo programa Me Leva RJ, Jaqueline Marins, comentou sobre a atividade. “O principal objetivo desse momento é promover a inclusão social, estimular a busca por conhecimento e oferecer a oportunidade para que os cidadãos conheçam locais históricos, ricos em cultura”, comentou Jaqueline.

Os usuários do equipamento, Adriano Salles e Priscila de Oliveira, expressaram satisfação com o passeio. “É um sentimento de liberdade poder conhecer novos lugares. O CAPS é uma família, você é bem atendido e todo mundo te ajuda. O passeio foi maravilhoso, muito obrigado por tudo”, compartilhou Adriano. “Achei incrível visitar esse lugar histórico, foi uma experiência totalmente nova que tive com os meus amigos”, acrescentou Priscila.  

Veja também

O Instituto Estrela Azul/ITEA com o compromisso da ODS 2 Fome zero e Agricultura Sustentável com o projeto Cozinha Solidária.

O Instituto Estrela Azul/ITEA com o compromisso da ODS 2 Fome zero e Agricultura Sustentável …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Texto alternativo da imagem