A Secretaria de Cultura e Turismo de São João de Meriti, em parceria com a Subsecretaria de Igualdade Racial e a Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro, realizou na sexta-feira (21) um evento educativo em comemoração ao Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial, no Centro Cultural Meritiense.
A data, instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em memória ao massacre de Shapeville, ocorrido na África do Sul em 1960, é um momento de reflexão sobre a luta contra o racismo sistêmico, histórico e cultural no Brasil e na América Latina.
O secretário municipal de Cultura e Turismo, Tião Pinheiro, comentou sobre o encontro. “Com essa iniciativa, São João de Meriti reafirma seu compromisso com a promoção da conscientização e do enfrentamento ao racismo, celebrando a diversidade e a igualdade entre seus cidadãos”, frisou Tião.
O evento teve como destaque rodas de conversa sob o tema “21 Dias de Ativismo Negro”, reunindo representantes da Defensoria Pública e da sociedade civil para debates aprofundados sobre a questão racial. O encontro foi motivado e inspirado em grandes líderes negros, como Nelson Mandela, Abdias Nascimento e Lélia Gonzalez. O conceito de “Sankofa” — que ressalta a importância de revisitar o passado para ressignificar o presente e construir o futuro — também esteve presente nas discussões.
Durante a cerimônia, membros da sociedade civil foram homenageados com certificados em reconhecimento ao legado histórico da população negra que transitou pelo Cais do Valongo e outras regiões marcantes da história do país. Além disso, a Defensoria Pública ofereceu serviços como orientação jurídica, atendimento a demandas de baixa complexidade e qualificação em questões raciais e relacionadas à temática LGBT.