As obras de contenção da encosta da Escola Municipal Barão do Rio Branco, no bairro Jardim Meriti, tiveram início esta semana, trazendo mais segurança para a comunidade escolar. A intervenção está sendo realizada em parceria com o Governo do Estado e visa estabilizar o terreno que sofreu deslizamento em janeiro de 2024, durante a antiga gestão.
Na primeira fase do projeto, equipes estão realizando a capina e limpeza da encosta, além de avaliar as condições do solo. A partir da segunda fase serão utilizadas técnicas de solo grampeado e concreto projetado, o que irá conter novos deslizamentos e garantir a integridade da estrutura.
O secretário municipal da Defesa Civil, Rodrigo Henriques (Drigão), acompanhou o início das obras de contenção. “A nova gestão tem aplicado os conceitos da resiliência urbana para tornar a cidade mais segura, sustentável e adaptada para lidar com as adversidades. Essa obra na encosta da escola será definitiva e vai dar segurança para os alunos e professores. Através da parceria com o Governo do Estado, estamos fortalecendo esse trabalho que faz parte do maior programa de prevenção já visto na cidade”, destacou Drigão.
O coordenador municipal da Supervisão Educacional, Márcio Emerson, comentou sobre os benefícios da intervenção. “Essa unidade teve o espaço privado por conta do deslizamento ocorrido em janeiro de 2024 e agora temos certeza que essa obra irá solucionar de vez essa questão”, frisou Márcio. “Essa obra significa uma grande vitória, porque nós vamos recuperar esse espaço da escola e garantir verdadeiramente a segurança da comunidade escolar”, acrescentou a diretora da escola, Ana Cristina, ao lado da diretora adjunta da unidade, Alessandra Melo.